Para quem ainda duvida do que Rita Lee estava vendo quando reagiu...

quinta-feira, 8 de março de 2012

Polícia para quem precisa de polícia...

Depois de tudo o que aconteceu em Aracaju, a PM entrou com um processo contra Rita Lee, com a alegação de que os policiais foram OFENDIDOS por ela.
De acordo com este raciocínio, se você levar um tapa, depois outro, e mais outro... Caso você venha a reagir, você estará ofendendo o agressor. E poderá ser processado. Subentende-se, portanto, que a polícia PODE agredir as pessoas, mesmo que elas não estejam fazendo nada de errado.
Se a função dos policiais era a de zelar pela segurança da platéia, então por que foram tão agressivos? Sua própria truculência gerou medo e confusão. Até então a platéia estava tranquila. Ainda não consegui entender por que tantos policiais entraram no meio da multidão daquele jeito. Creio terem sido cerca de 30 a 40 homens, todos juntos, avançando em direção ao palco. O que pretendiam? A impressão era a de que tinham ido pegar algum fugitivo perigoso que estaria escondido lá, ou coisa do gênero. Ainda assim não faria sentido entrarem empurrando pessoas DE BEM e ameaçando-as com cassetetes.
Segundo consta, estavam à cata de maconheiros. E desde quando tem o direito de bater nas pessoas, mesmo que estejam fumando maconha? Muito pior, agrediram gente que não estava usando drogas nem fazendo nada além de se divertir. Algumas, inclusive, fizeram boletim de ocorrência.

Sempre fui a favor de melhores salários e condições de trabalho para policiais. Esta foi a primeira vez que tive medo da polícia. Era o último show de Rita Lee, que estava emocionada e, obviamente, tentando fazer o melhor. E agora vão processá-la por danos morais? Respeito gera respeito, ela apenas REAGIU, levada pela emoção e pela indignação com absurdo da cena.
No lugar dela, você ficaria calado? Continuaria cantando como se nada estivesse acontecendo?
PARA QUEM NÃO SABE, RITA PEDIU DUAS VEZES COM SIMPATIA ANTES DE PERDER A PACIÊNCIA, O QUE SÓ OCORREU QUANDO VIU DO PALCO QUE A POLÍCIA ESTAVA USANDO DE VIOLÊNCIA CONTRA SEUS FÃS, PESSOAS QUE ELA CONHECIA E QUE ESTAVAM LÁ APENAS POR CAUSA DELA, APROVEITANDO O SHOW SEM FAZER BADERNA NENHUMA, INCLUSIVE NÃO ESTAVAM ABSOLUTAMENTE PORTANDO OU USANDO NENHUM TIPO DE DROGA. PESSOAS QUE, ASSIM COMO EU, VIAJARAM PARA O NORDESTE PARA NÃO PERDER SEU ÚLTIMO SHOW.

Não é só a polícia que merece respeito, mas todo cidadão, inclusive os artistas. A imprensa divulgou amplamente a reação de Rita, porém pouco foi mostrado do que estava se passando na platéia, de modo que recomendo firmemente não julgarem Rita sem saber o que de fato aconteceu. Se estivessem lá, ou quiçá seus filhos, certamente estariam do lado dela, assim como eu estou. Eu tive medo. Imaginem que por pouco não levei minha filha de 12 anos comigo, mas havia idosos e crianças (inclusive mães e bebês) na platéia.

É lamentável que a polícia não admita que errou, ao menos isso poderia, quem sabe, lhe devolver o respeito e a credibilidade daqueles que viram tudo de perto constatando seu despreparo. Mas não. Agora os policiais alegam terem sido ofendidos. Será que foi este mesmo o motivo que os levou a entrar com uma ação judicial contra Rita? Ofensa?
Sempre torço para que sejam atendidos em suas reivindicações. Sabemos o quanto uma polícia bem preparada é importante para a população. Contudo, é indignante ver a polícia de Sergipe agir desta maneira. Processar uma artista não vai resolver o problema da má remuneração. Isso só vai acarretar em mais perda de credibilidade, mais medo e, talvez, em algum dinheiro a mais na conta dos policiais, dinheiro este que jamais comprará a consciência de cada um deles, muito menos sua dignidade.

4 comentários:

  1. É Ana...
    Gostaria que esses policiais pensassem em suas mães porque Rita Lee poderia ser mãe de alguns deles. Ainda acredito que a consciência possa pesar e eles se tocarem que RITA LEE fez muito mais por esse país nos seus mais de 60 anos de vida do que todos eles juntos. Caso não aconteça, acredito que a justiça vire o jogo e RITA LEE sim seja indenizada pela falta de respeito com a artista, com a mulher, com a senhora e com a pessoa incrível e HUMANA que ela é.

    ResponderExcluir
  2. O q mais choca é a CARA DE PAU DA PM SERGIPE! Eles estão na platéia como se assistissem ao show. Estão encarando Rita Lee! Nunca vi isso! Já vi Rita escoltada mais que o presidente da repúbica, sério, não estou exagerando! Mas era para protegê-la. O p q ele fizeram isso eu te juro que não consigo ver outro motivo senão para provocar e acontecer isso. Quem conseguiria ver pessoas sendo agredidas por nada e ficar calado? Isso está me fazendo tanto mal... Nem imagino como Rita Lee, humana do jeito que é, está se sentindo. Que Deus a proteja e isso se resolva rápido com ela vitoriosa. Ela já ganhou "brigas" maiores, é uma vencedora. Vai ganhar essa também.

    ResponderExcluir
  3. Seu texto é claro, preciso, com todas a informações necessárias para visualizar o que ocorreu. E em nenhum momento imita a atitude da PM de Aracaju - não há agressividade. E até se mostra solidária com eles quando a causa é justa. Não há justiça neste processo contra Rita Lee (chego a ter vergonha da raça humana por fazerem isso com ela nessa altura da vida dela). Conte comigo, vou divulgar sim!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mãe. Seu blog tá muito lindo. Tem gente que diz que é fã da Rita Lee e agora que ela tá em apuros não manda um tweet pra ela, pra dar força, nada. Continua como se nada tivesse acontecido. Eu mais uma vez admiro muito o seu esforço para proteger a Rita, por meio desse blog você mostra que está disposta a ajudar quem quer que precise de ajuda, seja uma garotinha de 12 anos que esteja morrendo de depressão ou sua cantora preferida. Eu tenho muito orgulho de ser sua filha e pode apostar que eu vou divulgar.

    Beijos!
    Noni

    ResponderExcluir