Para quem ainda duvida do que Rita Lee estava vendo quando reagiu...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Medicina... E a vida como ela é.

Texto de minha amiga e colega Raquel WS, médica competentíssima que, bem sei, trabalha com seriedade e paixão:

Hoje li uma mensagem sobre como ser médico é gratificante, reduz o sofrimento do próximo e nos faz crescer e aprender mais sobre a vida. Concordo plenamente, mas em "condições ótimas de temperatura, pH e pressão".
Argumentei que todo brasileiro está com os nervos à flor da pele, extremamente irritado e insatisfeito com a saúde pública, descontando tudo no médico (que é a linha de frente)... É claro que todos nós sabemos que, como em qualquer profissão, há muitos colegas picaretas. Por outro lado, frequentemente o que recebemos dos pacientes vale muito mais que dinheiro.
Mas ser médico TÁ OSSO!
Um colega ultrassonografista está sendo processado porque escreveu "piru" na foto que mostrava o sexo do neném. Em clínica privada. Qual a alegação dos pais? Que isso invadia a intimidade do feto.
E aí eu me pergunto: o que dizer para os jovens que escolhem a Medicina como profissão? Sim, podemos dizer que é gratificante, uma "injeção de vida”, que é muito alentador quando o paciente ou a família dele entendem seu esforço e seu sucesso (ou mesmo o fracasso). Mas como explicar como a saúde está sucateada? Como explicar os baixos salários? Como explicar a revolta da população contra o sistema de saúde (seja SUS ou convênio - diga-se de passagem: está tudo a mesma porcaria)? Como dizer que é preciso fazer uma medicina "defensiva", pois qualquer coisa que você diga ou faça - ou mesmo nem diga e nem faça - será motivo pra te processarem? Como provar que você está - ou melhor dizendo, é - bem intencionado em tudo o que faz? E que você não sai de casa com a intenção de prejudicar ninguém? Como explicar as agressões verbais ou até mesmo físicas que sofremos, principalmente em plantões de urgência?
Ser médico hoje em dia não tem a mesma conotação de alguns bons anos atrás. Vejam nos noticiários: o médico é sempre o culpado - igual ao mordomo nos filmes de suspense, sabe? A imprensa sempre tende a colocar os médicos como vilões... e como isso influencia a população! É muito triste ser tratado como bandido. Alguém já experimentou a sensação de receber um PM no plantão? Eu já. Tratam você pior que criminoso.
Pensem, amigos, reflitam. Ser médico hoje é uma profissão de risco.
Ainda bem que existem pessoas que valorizam nosso trabalho e se sentem gratas pela nossa assistência. Sim, meu querido amigo que defendeu a Medicina como profissão, ainda existe a “contra mola que resiste”. Mas sejamos realistas: a medicina não é mais um sacerdócio; é uma "profissão perigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário